27 de out. de 2010

Propostas Cinestésicos

.três vídeos de duas horas cada de três umbigos em enquadramento frontal vazado em superclose, onde a pele superfície ficará à tela a ser observada a tempo corrido em três monitores|televisores instalados sobre três módulos de madeira [cubos-módulos de exposição] de cor preta, na altura de 50 cm, sendo que a tela dos televisores ficarão voltadas para cima, sendo assim observada pelo público. TRESEUS dialoga como objeto, como imagem e vídeo com questões centrais da performance OLHO. proponho que os três objetos totêmicos TRESEUS sejam dispostos pelo ambiente expositivo em pequena fila a 1 metro da parede. são necessários três módulos, três televisores, três extensões, três benjamins, três aparelhos de DVD que tenham a função ativa lopping, seis metros de fita silver-tape preta, não é necessário caixas de som.


||ENTROPIA||
espaços entrópicos


1
operativo


quando
data|horário: proposta de realização das 15h as 15h30 de sábado e domingo 13 e 14 de novembro de 2010

o que
||entropia|| ou ||espaços entrópicos[ trata-se de uma performance-dança que será realizada com seis bailarinos-performer, sendo dois musicos e um iluminador e divide-se em ações no espaço sendo:
1|SOPRO – o performer vestido de capa de chuva translúcida ou transparente percorre trajeto inaugurando o espaço simbólico soprando pó branco sobre as mão recolhido dos bolsos da capa .. [a iluminação é feita com um projetor multimídia];
2| CONTAMINAÇÃO I – os performers previamente instalados no espaço expositivo: em pé, em repouso, e colados a paredes e pilastras com fina camada de titã fresca branca e preta |em lugares específicos|, semelhantemente trajados com óculos de proteção transparentes e capa de chuva se entrecruzam pelo espaço a medida que o ocupam numa ação de dança a nível alto, médio e baixo e eventualmente se tangem entre si e nas superfícies do espaço [em especial nas paredes laterais e coluna da escada|vão] ..
3| CONTAMINAÇÃO II – numa progressiva impressão [preta e branca] de monotipias fragmentárias dos corpos em ação e ferramenta: marreta [ou picareta]; e
4|ainda sem nome!| – enquanto isso uma breve projeção com projetor multimídia [ao vivo: tal qual multiplicação de OLHO] instaura a ação de cavamento da parede [do vão da escada] previamente construída

materiais necessários
2 lata de 30L de tinta preta à base dágua; 3 lata de 30L de tinta preta à base d´água; dois rolo de tinta; 1k de polvilho; seis [6] capas de chuva translúcidas com bolso frontal; seis [6] óculos de proteção de plástico transparente; duas extensões de 10metros, cabos vídeo; pequena câmera filmadora miniDV ou HD, projetor multimídia; vassoura, rodo jornais, panos para limpeza posterior do espaço; 110 tijolos baianos tipo “Bloco Cerâmico Estrutural” de 11,5x19x29 para cobrir área [tempo de execução do muro 2horas com reboco, de 10 fileiras de 10 tijolos para cobrir área de 2,5x3m], madeira de 1,5x250x300cm [opcional para tapar parede caso não se deseje o buraco na parede durante o espetáculo OLHO]

participantes:
Danilo Bezerra, Beatrice Caterine, Guilherme Minoti, Paulo Favero, Kim Cavalcante, Lucas Duarte, Tom Cavalcante, Fabio Juarez, mais uma participante [a confirmar 04.11.10]




||ENTROPIA||
espaços entrópicos


2
conceito

||ENTROPIA||
____________é a proposição do acontecimento performático e seus resíduos | interferências nas superfícies do espaço................... elabora-se a partir da digestão do processo criativo |OLHO|, nas audiências aos ensaios, blog e conversas sobre o processo. Podemos entender que as ações performáticas tangem alguns aspectos de |OLHO| seja confluindo e contaminando-se de conceitos-dispositivos de |OLHO| [exemplo as relações de superfície de corpo-luz-sombra-espaço e teoria geral dos sistemas], seja extrapolando e contrapondo [exemplo na ação do sujeito rompendo da parede], seja como um processo de digestão visual-cinestésica das noções de sujeito; indivíduo; geração; reprodução; multiplicação; e outras referencialidades auto-referencialidades narcísicas ou não à imagem do corpo na inscrição do espetáculo e dos seus agenciamentos históricos-estéticos.

abrangências
..experimento assim intervir possibilitando criar espaço|s| entrópico|s| pelo |mesmo| espaço e instaurando marcas que se imprimem e se acumulam no exterior |espaço heterotópico| um pouco como a memória retiniana no interior || um pouco como processos da natureza |ecosistêmica|.. desencadeia-se assim o embrião 1|SOPRO| 2|CONTAMINAÇÃO I| 3| CONTAMINAÇÃO II| e 4|ainda sem nome| que |des|re|organiza performando suas próprias inscrições e em especial no que diz respeito a MATERIALIDADE E IMATERIALIDADE na qual |OLHO| constrói.. fazendo também um paralelismo-dialogismo às partes do espetáculo OLHO 1 – operação; 2 – endoscopia; 3 – supereu-superego; 4 – multiplicação; e 5 – história; 6 –desfecho, se bem entendi (!)

embrião
..corpo opaco e corpo transparente e corpo translúcido se fazem desenho, foto, vídeo e dança |possibilidades originalmente expostas por Márcio para grupo Cinestésicos|..


treseus

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